Rádio Cultural Fm Sorocaba 105,9

Widgets

Enquete
Encontrou a Rádio
Amigo
Internet
Locutor Indicou
No Fm
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (792 votos)



ONLINE
2







Resgatando a Vida

Resgatando a Vida

 

                                       Pastoral da criança 

                                       

         Dra. Zilda

  Uma mulher de coragem! Dra. Zilda viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano. Morreu tragicamente no terremoto que devastou o Haiti dia 12 de janeiro de 2010, logo após fazer um pronunciamento sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.
Em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento científico ao conhecimento e à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da Vida Plena para todos. Em suas manifestações costumava dizer: “Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores.”

Faleceu fazendo o que sempre falou: congregar mais pessoas para se unirem na busca de “vida em abundância” para crianças e gestantes pobres.

 

   A partilha que salva Vidas

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Líderes comunitários

Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade.

O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.

Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientados pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Entre as principais atividades desenvolvidas estão:

1 - Acompanhamento das gestantes

Direitos e Deveres.

  • Cuidados importantes na gravidez: preparo para o aleitamento materno, pré-natal, alimentação, higiene, vacinação, etc.
  • Apoio psicológico, melhoria da autoestima.
  • Acompanhamento de cada trimestre da gravidez:
  • Desenvolvimento do bebê no útero;
    Queixas mais comuns, sinais de risco;
    Preparo para o parto e pós-parto.

2 - Acompanhamento das crianças menores de seis anos

  • Direitos.
  • Desenvolvimento e aprendizagem da criança.
  • Aleitamento Materno.
  • Avaliação Nutricional.
  • Higiene e Saúde Bucal.
  • Imunização.
  • Orientações para a prevenção e tratamento da diarréia e de Infecções respiratórias.
  • Sinais de Risco para a Saúde.

3 - Promoção da Dignidade da Pessoa, Cidadania, Espiritualidade e Educação para a Paz.

Com seu trabalho (ou suas atividades) os líderes voluntários da Pastoral da Criança colaboram para a valorização da vida, a conscientização sobre direitos e deveres, cidadania e a promoção da pessoa e da comunidade.

Ação no contexto familiar e comunitário

A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar. É como diz a Dra Zilda Arns Neumann:“se as famílias vão bem, a criança vai bem”.

                                                                      

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

 

                          

 

                          

 

                         

Pub